Blog sobre a Canábis | Experiência natural
Inicio » Cultivo de canábis » Colheita da Canábis, Parte 3: A cura da canábis


10.11.21

Colheita da Canábis, Parte 3: A cura da canábis

Como fazer a cura da canábis?

Com este artigo terminamos a nossa série dedicada à colheita da canábis com a sua terceira e última parte: A Cura da Canábis. Podes ver os artigos anteriores sobre a colheita e a secagem da canábis.

cura canábis cabecas

O momento de começar a curar é quase o passo definitivo antes do delicioso final… Quando as cabeças que temos na nossa cabine/caixa de secagem começam a estar no ponto descrito no capítulo anterior, é o momento ideal para passar à fase de cura.

Uma boa variedade será sempre mais fiel às suas características de sabor e efeito se estes processos forem realizados com paciência, a colheita, secagem e cura da planta da canábis é tão importante como o seu cultivo.

Alguns cultivadores, quando vêem a planta cortada, podem começar a salivar como animais selvagens e querer provar o fruto do trabalho e isso é a pior coisa que se pode fazer, porque o que se estás a provar não tem nada a ver com aquilo que obterás se deres à tua planta uma secagem e cura adequadas. Por isso recomendamos paciência! Não é aconselhável experimentar truques com fornos, panelas, secadores, microondas, etc…

Recomendações para a cura da canábis

Como disse anteriormente, quando a canábis está no seu ponto óptimo de secagem, ou seja, quando o seu caule está no seu ponto mais crocante é quando o processo de cura deve começar. Se tiveres alguma dúvida, deves consultar o artigo anterior sobre secagem.

Uma vez seleccionadas as plantas ou partes das plantas de canábis que vamos curar, temos de remover todos os ramos principais e secundários, bem como todas as folhas que sobraram do processo de secagem anterior. Ficamos apenas com as flores (cabeças) e as pequenas folhas que rodeiam estes brotes, o que evitará a perda de muita resina neste processo.

Para os mais exigentes, o ideal é manicurá-la, ou seja, remover todas as folhas pequenas que estão na planta, bem como qualquer outra parte da planta que não esteja coberta com uma grande quantidade de resina. Este é um procedimento que deve ser feito com precaução e, dependendo dos teus gostos pessoais, deixá-la em cabeças mais ou menos limpas, para aproveitar apenas a densidade máxima de tricomas e com o resto das sobras da planta para fazer uma extracção de resina de canábis.

Truques para a cura da canábis

Um truque que podes experimentar é não passar toda a planta de uma só vez para a fase de cura, tenta fazê-lo gradualmente para que possas desfrutar de diferentes níveis na tua canábis. Por exemplo, para passar à cura, temos de colocar as cabeças em recipientes com o menos ar possível, se não fizermos todo o trabalho num dia, podemos escrever o dia da colheita e o dia do início da cura nos recipientes, e deixar alguns dias entre uns e outros. Isto permite-nos ter plantas com diferentes pontos de cura, tendo-as colocado um pouco mais frescas em alguns casos e um pouco mais secas noutros, mas sempre desde que os caules comecem a quebrar bem, como indicamos no artigo sobre secagem.

Na nossa opinião, o meio de cura ideal é o vidro, porque não seca demasiado as flores (o que sim aconteceria com a madeira) e preserva muito melhor as propriedades da genética da canábis. Armazenar sempre num local escuro, fresco e seco.

Assim que as cabeças estiverem nos frascos de vidro, é muito importante a partir do segundo dia abri-los diariamente durante 10 a 15 minutos para que o ar no interior possa ser renovado, assegurando assim que não haja humidade nas flores que possam causar o aparecimento de fungos. Após 15 dias, se a canábis estiver corretamente curada, os frascos devem ser deixados fechados e num local escuro durante pelo menos dois meses.

Uma vez passado este tempo, para o nosso paladar agradece que fique mais um mês, até atingir os 3 meses de cura. Assim a planta terá sido revalorizada em todos os sentidos, aroma, sabor e efeito.

Com estes conselhos é possível obter uma canábis com melhor qualidade e que as flores mantenham um estado perfeito de conservação durante muito tempo.

Clique para avaliar este post!
(Votações: 3 Promedio: 4.7)
Palavras relacionadas:
Colheita da Canábis, Parte 3: A cura da canábis
Colheita da Canábis, Parte 3: A cura da canábis Conhece, neste artigo, as principais recomendações e truques para conseguir uma excelente cura da canábis e conservar todas as propriedades das suas flores.
https://www.semillas-de-marihuana.com
Sementes de canábis

Artigos relacionados

Comentários

Um comentário para "Colheita da Canábis, Parte 3: A cura da canábis"

Deixa o teu comentário