Blog sobre a Canábis | Experiência natural
Inicio » Cultivo de canábis » Colheita da Canábis, Parte 1: Quando Cortar a Canábis?


10.11.21

Colheita da Canábis, Parte 1: Quando Cortar a Canábis?

Quando devemos cortar a canábis?

Neste novo artigo vamos falar sobre as fases mais importantes da colheita da canábis, por outras palavras, quando cortar a canábis e o que fazer depois de ter cortado uma planta. Depois de ter passado dois, três, quatro ou mesmo muitos mais meses a cuidar, trabalhar e adorar a bela planta como se fosse uma filha, chega finalmente o momento trágico mas feliz de terminar com a sua vida e assim poder aproveitar todas as suas características, o que é um verdadeiro paradoxo. Aqui dizemos-te numa série de 3 artigos tudo o que precisas de saber para ter sucesso nesta parte vital do cultivo da canábis.

colheita canabis

Como saber quando fazer a colheita da canábis?

O mais aconselhável a fazer ao cortar a planta de canábis é confiar nas especificações dadas pelo banco de sementes. Se as especificações indicarem que a planta deve ser cortada numa data específica, embora isto possa não ser exacto e possa variar de um local para outro, é a aproximação mais clara que temos do momento em que a planta de canábis está pronta para ser cortada e colhida.

O melhor método para saber quando fazer a colheita da canábis é aquele em que nós próprios, com a ajuda de um microscópio, observamos periodicamente a resina da planta e, com base no nosso conhecimento, observamos o ponto exacto de maturação dos frutos da nossa amada planta de canábis.

Não é possível ver a cor do interior de um tricoma a olho nu e assim decidir sobre a colheita, pelo que será sempre necessário ter, pelo menos, uma lupa, ou melhor ainda, um microscópio.

A resina nas cabeças, onde está armazenada a maior concentração de THC, também se chamam tricomas. Estes começam por ser brancos a olho nu e transparentes sob o microscópio. Com o tempo, durante a floração, a sua cor muda para castanho, âmbar ou cor de mel. Logo após esta mudança de cor começam a decompor-se e assim começa a degradação do THC em CDB e outros ingredientes activos. Assim, a altura ideal para cortar a planta da canábis é quando a maioria dos tricomas são castanhos mas quase nenhum deles está partido. Como sempre, é fácil de dizer, mas para o conseguir é preciso alguma prática. Não desanimes e pouco a pouco poderás cortar as tuas plantas mais perto do seu ponto óptimo de colheita.

Devemos dizer que não há um momento exacto para fazer a colheita, depende da preferência de cada consumidor, depende também da variedade que se está a cultivar e mesmo de cada espécime, pois não há duas plantas de canábis exactamente iguais. Dito isto, o momento mais comum é cortar a planta quando entre 60% e 90% dos tricomas já estão castanhos (maduros).

Além disso, quando as flores da canábis atingem a madurez e etão prontas para a colheita, é perceptível que as cabeças não continuam a crescer e a engordar como antes, mas estagnam a engorda.

Umas notas extra sobre quando devemos fazer a colheita da canábis

A mencionada margem percentual de tricomas maduros pode ser ao gosto do consumidor e explicamos porquê. Se a percentagem estiver perto de 60% a moca é mais estimulante ou cerebral, com 90% a moca torna-se mais relaxante e narcótica (depende também das estirpes, uma Indica terá um efeito narcótico, e uma Sativa será mais cerebral, mas com esta técnica pode variar um pouco o efeito controlando o tempo de colheita).

Para isso, uma boa ideia é, por exemplo, cortar os cabeças da planta em diferentes momentos, dependendo da percentagem de tricomas castanhos. Ou seja, cortamos um ramo a 60%, outro a 70%, 80%, ou seja como for que prefiras, para que se possa tentar diferentes formas e descobrir qual delas é a que gostamos mais.

Como cortar a canábis?

A forma de a planta para a colheita da canábis depende principalmente do seu tamanho. Se for muito grande e tiver muitos ramos laterais, a melhor opção é colher a marijuana ramo a ramo, enquanto que se for uma planta pequena, podes cortar a planta de uma só vez.

Muitos cultivadores aproveitam a oportunidade para terminar de deixar madurar certas partes da planta, já depois de cortados vários ramos. É preciso dizer que esta técnica nem sempre funciona e o seu sucesso depende de factores tão diversos como o tipo de planta, o seu fenótipo principal e as condições no exterior. No entanto, explicamos isto no caso de quereres tentar.

Quando as cabeças que estão nas pontas estiverem prontas para a colheita, as flores nas partes média e baixa podem ainda estar menos maduras, pois recebem menos horas de luz solar directa porque estão cobertas pelos ramos superiores e isto atrasará a floração. Porquê cortá-los? Podes tentar cortar apenas os ramos mais maduros e deixar os restantes receberem mais algumas semanas de sol para que engordem e madurem bem. Uma vez colhidos os primeiros ramos, podes fertilizar uma vez para que os ramos restantes engordem bem e depois regar apenas com água de modo a não deixar qualquer resíduo. Quando os restantes ramos da planta da canábis estejam maduros, podes cortá-los conforme necessites.

O passo seguinte é realizar a secagem corretamente, continuamos com este assunto no artigo seguinte onde te oferecemos indicações e conselhos para realizar a correta secagem da canábis.

Clique para avaliar este post!
(Votações: 1 Promedio: 4)
Palavras relacionadas:
Colheita da Canábis, Parte 1: Quando Cortar a Canábis?
Colheita da Canábis, Parte 1: Quando Cortar a Canábis? A colheita da canábis exige que os cultivadores estejam atentos aos sinais que dá a planta. Neste artigo oferecemos conselhos para uma boa colheita.
https://www.semillas-de-marihuana.com
Sementes de canábis

Artigos relacionados

Comentários

4 comentários para "Colheita da Canábis, Parte 1: Quando Cortar a Canábis?"

Deixa o teu comentário