Blog sobre a Canábis | Experiência natural
Inicio » Cultivo de canábis » O Ácaro-aranha | Pragas da Canábis


10.10.22

O Ácaro-aranha | Pragas da Canábis

O ácaro-aranha é um ácaro de oito patas com um abdómen e cabeça e é uma praga feroz da canábis e de muitas outras espécies vegetais. O Tetranychus urticae, como é classificado cientificamente, alimenta-se de plantas que, geralmente, se encontram em ambientes secos e é um membro da família das tetraníquidas ou Tetranychidae.

A praga de ácaro-aranha

Os ácaros-aranha são muito resistentes e, portanto, difíceis de combater. Além disso, devido ao facto de haver normalmente três fêmeas por cada macho, costumam a produzir um grande número de descendentes, pelo qual se multiplicam rapidamente. São resistentes e mutam facilmente de uma geração para a outra.

Tem aproximadamente 0,5 mm de tamanho e uma característica peculiar em termos de cor: é verde claro com duas manchas pretas nos meses de verão e laranja sem manchas nos meses de outono e inverno. Assim, nas suas diferentes fases de desenvolvimento tem cores diferentes, tais como esbranquiçado, amarelado, castanho-avermelhado e esverdeado, dependendo também da árvore ou planta na que está alojada ou da época do ano.

/Cultivo/Anti-pragas
inlineCat

Como detetar a praga de ácaros-aranha?

São difíceis de ver a olho nu, embora aqui vamos dar-lhe as chaves para os detetar o mais depressa possível. Podemos dividir as fases do ataque do ácaro-aranha em três.

Os primeiros sintomas a aparecer são manchas brancas semelhantes à caspa ou pó amarelado na parte traseira das folhas (a parte inferior, que está geralmente escondida). Acumulam-se ao longo das veias principais das folhas e podem até descolorir a folha para uma cor verde-acinzentada clara. Esta é a primeira fase da praga.

Na segunda fase, os pontos multiplicam-se e as folhas ficam totalmente descoloridas, podendo mesmo cair. Nesta segunda fase, podemos ver claramente as teias de aranha muito finas na parte inferior das folhas.

A última fase da colonização é quando as plantas estão completamente cobertas pelas teias do ácaro aranha e a morte da planta é consumada.

Como se alimenta a planta?

Os ácaros vermelhos são insetos sugadores. Alimentam-se na parte inferior das folhas, uma vez que esta é a área onde são menos visíveis, bem como têm maior porosidade e acessibilidade para as suas partes bucais sugadoras, o que lhes permite comer mais e melhor. A parte inferior das folhas é onde se encontram os estomas e onde se realiza a troca de gás.

Predadores do Ácaro-aranha

O predador mais conhecido do ácaro-aranha é um ácaro chamado Phytoseiulus persimilis. De tamanho semelhante ao do ácaro-aranha, tem uma velocidade de movimento que lhe permite mover-se rapidamente e, tal como o ácaro-aranha, apresenta cores diferentes, dependendo da época do ano e da cor da planta em que está alojado.

É necessária uma temperatura de 22 a 25°C e uma humidade relativa de 80% para que este predador funcione corretamente. Também pode tolerar temperaturas superiores a 33°C, mas temperaturas inferiores a 15°C podem levar à morte do ácaro.

Este ácaro predador do ácaro-aranha tem uma duração de vida de aproximadamente quatro a cinco semanas, o que é tempo mais do que suficiente para matar a praga em condições ótimas.

O Phytoseiulus, um ácaro predador, deve ser aplicado quando o tipo de ácaro-aranha que afeta a plantação a ser tratada tiver sido corretamente identificado. Para realizar este diagnóstico, são feitas observações visuais na parte inferior da folha, como indicado acima, a fim de descobrir se existe realmente uma invasão do ácaro-aranha.

Deve ser aplicada uma quantidade de ácaros predadores de 5 por cm2, mas noutras ocasiões a quantidade poder ser aumentada dependendo da cultura e da quantidade de ácaros-aranha e podem aplicar-se até 18 ácaros por cm2.

A distribuição deve ser realizada de forma uniforme por toda a plantação. Este ácaro vem, normalmente, numa garrafa de plástico com farinha ou serrim, que deve ser agitada para misturar bem e depois polvilhada sobre as plantas.

Após a libertação dos ácaros, as plantas tratadas devem ser observadas com uma lupa, mas na parte inferior das folhas, e se a população de ácaros tiver diminuído, o método foi realizado corretamente. Se não resultou, deveremos tomar outras medidas, como a utilização de inseticidas.

Considerações na luta contra o ácaro-aranha

No caso de uma infeção grave, a melhor coisa a fazer é deitar fora a planta. É melhor deitar fora uma única planta do que ter o ácaro-aranha por todo o jardim.

Nunca arrisque trazer um espécime infetado, ou um que suspeite estar infetado, na esperança de curar a planta, é melhor deitá-la fora. Trazer uma praga para casa pode significar mantê-la para toda a vida, pois são organismos que podem viver nas casas e atacar novas plantas quando chegam.

A humidade ambiente alta atrasa a multiplicação de ácaros-aranha, uma vez que impede a evaporação dos resíduos corporais para a atmosfera. Gerar uma grande quantidade de humidade no ambiente atrasa mas não impede a infestação.

Utilizando uma mangueira com água pressurizada, de modo a atingir a parte inferior das folhas, arrasta bastantes indivíduos para o chão, onde acabam por morrer. Esta é uma solução para remover o grosso das aranhas e depois aplicar predadores ou inseticidas, mas não é adequada para a fase de floração.

Inseticidas ecológicos contra o ácaro-aranha

Existem vários produtos no mercado que nos podem ajudar a combater os ácaros-aranha, mas a melhor forma de alcançar os melhores resultados é que se utilizem como preventivo, a única forma de manter as nossas culturas livres de ácaros-aranha. Para prevenir, em vez de curar, devemos adicionar os produtos regularmente desde o início da cultura.

Estes produtos também podem ser utilizados para eliminar a praga uma vez que a tenhamos, mas isto é mais difícil de alcançar e nem sempre é possível eliminá-la completamente.

oleo de neem
Bio Neem

bio 6000 piretrin plus
Bio 6000 Piretrin Plus

Sabão potassico mobet
Mobet

Consultar sempre o fabricante e os especialistas antes de comprar e utilizar um produto. A aplicação indiscriminada de inseticidas para o controlo de insetos como afídeos, moscas-brancas ou cochonilhas abre a porta a infestações de ácaros-aranha, uma vez que o inseticida também terá eliminado as populações de predadores naturais destes ácaros.

Taxonomía

  • Reino: Animalia
  • Filo: Arthropoda
  • Subfilo: Chelicerata
  • Classe: Arachnida
  • Subclasse: Acari
  • Superordem: Acariformes
  • Ordem: Trombidiformes
  • Superfamília: Tetranychoidea
  • Família: Tetranychidae
  • Género: Tetranychus
  • Espécie: T. urticae
  • C.L. Koch, 1836

Siga-nos nas redes sociais para continuar a aprender como proteger as plantas de canábis, também recomendamos que continue a ler sobre as pragas de tripes e de pulgão e como podes combatê-las com 5 remédios caseiros para a canábis (fungos e pragas).

Clique para avaliar este post!
(Votações: 0 Promedio: 0)
Palavras relacionadas:
O Ácaro-aranha | Pragas da Canábis
O Ácaro-aranha | Pragas da Canábis Descobre mais sobre a prevenção, os diferentes predadores e as possíveis soluções para as pragas de ácaro-aranha no cultivo da canábis.
https://www.semillas-de-marihuana.com
Sementes de canábis

Artigos relacionados

Comentários

2 comentários para "O Ácaro-aranha | Pragas da Canábis"

Deixa o teu comentário