Mosca-Branca | Pragas da Canábis
Hoje vamos falar sobre a mosca-branca, uma das pragas que mais afeta as plantas de canábis. Estes pequenos insetos, que pertencem à família Aleyrodidae, são primos dos pulgões e alimentam-se pelos aparelhos sugadores que apresentam, retirando a seiva da planta. No entanto, não são das pragas mais perigosas para as plantas. Neste artigo poderás saber mais sobre esta praga e como eliminar a mosca-branca nos cultivos de canábis.
A prega de mosca-branca
A mosca-branca é um inseto voador, de 3 a 4 mm de tamanho e de cor branca. Normalmente ficam debaixo das folhas, sem se moverem, sugando a seiva das folhas. Normalmente não causam danos excessivos nas folhas e não são uma praga muito perigosa para a planta da canábis.
Tem o nome científico Trialeurodes vaporariorum e também o nome Bemisa tabaci. Chama-se mosca-branca devido às suas duas asas e aparência branca. Durante o inverno, encontra-se permanentemente no lado inferior das folhas. É atraído pela cor amarela e verde-claro. Alimenta-se de folhas e partes jovens de plantas.
Reprodução da mosca-branca
A reprodução é feita por ovos, postos na parte inferior das folhas, numa quantidade de aproximadamente 180 a 200, de cor branco-amarelada e de tamanho muito pequeno. A olho nu, parece uma pequena quantidade de pó branco.
Desde o momento em que os ovos são postos até à eclosão do indivíduo, demora 20 a 24 horas. Passa por quatro fases larvares desde o ovo até à fase adulta.
Primeira fase: A larva é de 0,25 mm de tamanho. Esta larva perfura, com as suas partes bucais, os tecidos vegetais para se alimentar deles.
Segunda fase: A larva já atingiu um tamanho de cerca de 0,4 mm e o aspeto das pernas já pode ser visto.
Terceira fase: Quando a larva tem 0,5 mm de tamanho, com aparência transparente.
Quarta fase: Órgãos como os olhos aparecem e começam a aumentar de espessura e tamanho.
Após estas quatro fases larvares, as moscas-brancas voam imediatamente. A fase larval dura um mês. São necessárias condições adequadas para o seu pleno desenvolvimento. A mosca-branca tem um órgão de sucção com um prolongamento aguçado, que causa vários danos na plantação ao sugar a seiva das plantas e ao desenvolver fumagina.
Danos que produz a mosca-branca
As culturas mais afetadas por este inseto são: tomate, pimenta, pepino, feijão e plantas de tabaco. Os danos começam quando a mosca assenta na parte inferior da folha hospedeira, e tanto a fase adulta como a larvar começam a alimentar-se dela, deteriorando o seu crescimento. Devido à sua facilidade de se deslocar de uma planta para outra, e de introduzir as suas partes bucais, pode transmitir doenças virais, até mesmo através dos seus excrementos, o que forma uma película pegajosa e provoca o desenvolvimento de fungos.
Qual é o predador da mosca-branca?
O predador mais utilizado é a mosca Encarsia Formosa, que é muito pequena, com apenas 1 mm de tamanho.
É preto exceto pelo seu abdómen amarelado, duas asas e antenas transparentes. Alimenta-se de larvas de mosca-branca e da substância pegajosa e doce que deixa na parte de baixo das folhas.
Este parasita tem um ferrão que insere no interior da larva e deposita o seu ovo. Após cerca de 15 dias, em vez de uma mosca-branca, sai outra mosca parasita irá eclodir e migrar para áreas onde outras larvas estão localizadas para parasitar novamente.
A Encarsia requer uma temperatura de 25 a 27 ºC e uma humidade relativa de 50 a 60%, com incidência de luz, para uma atividade parasitária mais intensa.
Estes parasitas são vendidos geralmente colados em cartolinas, mas sob a forma de larvas. Dependendo da densidade da mosca-branca que invade a cultura, bem como da densidade da cultura, será necessária uma maior ou menos quantidade do parasita predador. Nas primeiras semanas são normalmente aplicados em maior número, cerca de 10 parasitas/m2.
Após a libertação das larvas parasitárias, verificar após alguns dias se ocorreram as primeiras invasões da mosca Encarsia formosa. Como verificar? Deve observar a cor das larvas, se forem escuras, já foram parasitadas pela Encarsia formosa.
Outros predadores da mosca-branca:
– Eretmocerus californicus
– Macrolophus caliginosus
– Paecilomyces fumososeus
Aquí os dejamos con un video donde indica el control biológico contra la mosca blanca, el video define al insecto que tratamos hoy, como reconocerlo,y lo veréis de tal manera que a partir de ahora no se os escapará ninguna a la hora de revisar vuestro cultivo.
Aqui deixamos-lhe um vídeo que mostra o controlo biológico da mosca-branca, o vídeo define o inseto com o qual estamos hoje a lidar, como reconhecê-lo, e verá de tal forma que a partir de agora não perderá nenhum deles ao verificar a sua colheita.
Atenção, o vídeo está em inglês. Para saber mais sobre pragas pode visitar os nossos artigos sobre como tratar os tripes, o pulgão ou o ácaro-aranha.