Deficiência de Enxofre na Canábis
O enxofre não costuma ser muito conhecido pela sua contribuição nutricional para as plantas, mas sim pelo seu cheiro forte. No conteúdo de hoje, contamos-te tudo o que precisas de saber sobre este nutriente e como detetar quando existe uma deficiência de enxofre na marijuana, bem como a forma de a corrigir.
Ao enxofre não se lhe reconhece, normalmente, pela sua contribuição nutricional para as plantas, pelo contrário, é normalmente lembrado exclusivamente pelo seu cheiro forte. No artigo de hoje dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este nutriente e como detetar quando há uma deficiência de enxofre na canábis, e também como se pode corrigir.
Como funciona o enxofre nos cultivos?
O enxofre (S) é um nutriente secundário para a canábis, por isso não é um dos nutrientes básicos necessários para a alimentar, conhecido como NPK. No entanto, este elemento é de grande importância para a maioria das culturas.
A importância do enxofre na Canábis
O enxofre é um mineral essencial para as plantas. Uma das funções mais importantes é a formação de enzimas necessárias para a geração de proteínas, indispensáveis para a criação das paredes das células vegetais. O enxofre na canábis também desempenha um papel valioso na síntese de proteínas, onde está envolvido como parte dos aminoácidos cistina e tiamina, que são assim como os blocos que se utilizam para a construção da planta.
O enxofre é também parcialmente responsável pelos diferentes aromas e essências das plantas de canábis, bem como pela síntese de ácidos gordos e a sua decomposição. Por todas estas razões, o enxofre é um mineral essencial para a canábis e, embora a sua deficiência não seja uma das mais perigosas para a marijuana, é necessário conhecer uma série de sintomas que aparecem com esta deficiência para lhe pôr fim, pois pode causar um prejuízo para a nossa colheita.
O enxofre na canábis é responsável pelo fabrico de uma série de proteínas e vitaminas, tais como a vitamina B1. Juntamente com o magnésio e o cálcio, este mineral é um dos 3 nutrientes secundários necessários para o desenvolvimento da planta.
Embora a canábis não precise de muito enxofre para o seu crescimento, ao contrário dos nutrientes primários como o azoto, fósforo e potássio, uma deficiência de enxofre na canábis pode causar problemas para a saúde da planta e das suas flores. Continue a ler este artigo sobre este nutriente e os problemas que uma deficiência deste nutriente pode causar quando se cultiva canábis.
O que é a deficiência de enxofre na canábis?
O enxofre é um elemento que está muito presente no solo. Assim, estima-se que cerca de 0,05% do peso da crosta terrestre é enxofre. Portanto, quando se cultiva ao ar livre, é muito raro encontrar uma deficiência de enxofre na canábis.
Existem áreas do planeta com solo formado por rochas vulcânicas, como a Sicília e a Islândia, onde o enxofre está altamente concentrado. No entanto, quase todos os tipos de solo contêm alguma proporção de enxofre.
Uma das formas nas que o enxofre está tão presente na terra é porque ele surge da combustão de combustíveis fósseis como o carvão ou o petróleo. Durante este processo, são libertadas grandes quantidades de enxofre para a atmosfera e caem de volta à terra com a chuva.
A deficiência de enxofre na canábis ocorre quando a planta não recebe a quantidade necessária de enxofre nos fertilizantes ou da própria terra.
Causas da deficiência de enxofre
A deficiência de enxofre nas plantas pode ser causada por vários factores. Um dos principais é um pH inadequado no substrato, uma vez que um pH demasiado baixo pode bloquear a absorção de enxofre. Outro fator é a lavagem excessiva do substrato, que remove nutrientes essenciais, incluindo o enxofre. Além disso, os solos pobres ou velhos que perderam a sua fertilidade natural podem também ter falta deste nutriente. Por último, a utilização de fertilizantes desequilibrados com baixo teor de enxofre pode agravar o problema.
Identificar a deficiência de enxofre na canábis
O enxofre é um mineral que se liga às proteínas da planta, o que significa que permanece ligado à planta. É por isso que as plantas têm dificuldade em mover o enxofre dos tecidos mais velhos para tecidos mais novos e é quando pode aparecer a deficiência de enxofre na canábis.
Tal como acontece com outras deficiências de nutrientes na canábis, a deficiência de enxofre produz uma série de sinais e sintomas que nos alertam para a falta deste mineral. Estes incluem o seguinte:
- Clorose nas folhas novas. Este é um dos sintomas mais óbvios da deficiência de enxofre na canábis. A clorose é um velho conhecido dos cultivadores de canábis, pois é um sintoma da falta de muitos outros nutrientes, tais como a deficiência de ferro. Durante este processo, as folhas das plantas tornam-se amarelas. Como mencionado anteriormente, as plantas têm dificuldade em transportar o enxofre das folhas mais antigas para as mais novas, razão pela qual a clorose aparece mais nas folhas jovens da planta de canábis.
- Coloração verde clara nas folhas mais velhas. Os sintomas não afetam apenas as folhas mais novas. Também podemos ver colorações verdes claras nas folhas de canábis mais velhas. Um sintoma muito semelhante ao que podemos experimentar com a deficiência de azoto na marijuana.
- Coloração púrpura nos caules. Isto porque quando ocorre a deficiência de azoto, a planta segrega um pigmento (antociano) que mancha os pecíolos com tonalidades escuras. Em casos extremos, a coloração também se tornará mais escura.
- Colorações rosa e laranja na parte inferior das folhas. Este é um sintoma muito característico da deficiência de enxofre na canábis. Se esta descoloração aparecer durante a floração, devemos estar preocupados, pois pode afectar o rendimento final da cultura. Mas não se assuste, porque podem tomar-se medidas para pôr fim à deficiência de enxofre na canábis.
Diferença entre deficiência de enxofre e outros problemas
A deficiência de enxofre pode ser facilmente confundida com a falta de outros nutrientes, como o azoto ou o magnésio. No entanto, uma forma fundamental de distinguir é que o amarelecimento das folhas causado pela deficiência de enxofre começa nas folhas jovens, enquanto a deficiência de azoto afecta primeiro as folhas mais velhas. Além disso, as nervuras das folhas com deficiência de enxofre permanecem verdes, ao contrário de outros problemas que causam um amarelecimento generalizado.
- Amarelecimento das folhas jovens: A carência de enxofre afecta principalmente as folhas mais novas, que se tornam amarelo-pálido, enquanto as nervuras permanecem verdes.
- Crescimento atrofiado: O enxofre é essencial para a síntese de proteínas, pelo que a sua carência provoca um crescimento lento e fraco.
- Diferenciar com deficiência de azoto: Ao contrário do enxofre, o azoto afecta primeiro as folhas velhas, tornando-as amarelas.
- Verificar o pH do solo: Um pH incorreto pode inibir a absorção do enxofre, especialmente em solos demasiado ácidos.
- Folhas com bordos enrolados: Em casos mais graves, as folhas podem desenvolver bordos enrolados para cima.
Resolver a deficiência de enxofre na canábis
Felizmente, existem muitos métodos para acabar com a deficiência de enxofre na canábis, cada uma das opções que lhe damos irá resolver melhor algumas necessidades do que outras, mas todas são igualmente válidas. Aqui estão as nossas dicas sobre como pôr fim à deficiência de enxofre:
Sal de Epsom para resolver a deficiência de enxofre na canábis. O passo lógico para acabar com a deficiência de enxofre na canábis é usar um suplemento que pode ser adicionado ao substrato. Um par de colheres de chá de sal de Epsom por 4,5 litros de água é eficaz para resolver o problema do enxofre na marijuana.
Use estrume para fornecer enxofre. O uso de fertilizantes de origem animal pode ser a melhor solução para um cultivo de canábis orgânico. O enxofre só pode ser assimilado pela canábis quando está sob a forma de sulfato, que aparece no solo quando os restos orgânicos estão completamente decompostos. Este processo pode demorar mais tempo; por isso, é uma boa maneira de prevenir a deficiência de enxofre na canábis.
Verifique o pH. É mais fácil para a planta absorver sulfatos do solo quando o pH da terra é mais baixo. Verifique os níveis de acidez do seu solo e corrija se necessário com nitrato de potássio ou ácido nítrico.
Também pode usar fertilizantes enriquecidos com enxofre. Por exemplo, sulfato de amónio, que contém 24% de enxofre. O sulfato de cálcio também pode ser uma boa escolha, contendo entre 15% e 18% de enxofre. Finalmente, o sulfato de potássio e magnésio também tem um elevado nível de enxofre, entre 18% e 22% de enxofre.
Outras deficiências da canábis
Neste blog sobre canábis temos outras monografias sobre outras deficiências comuns de canábis, que recomendamos visitar a partir dos links abaixo:
Esperamos que este conteúdo lhe tenha sido muito útil, siga-nos nas redes sociais e subscreva a mailling list antes de continuar a ler com, se quiser ler algo sobre o ativismo da canábis, aconselhamo-lo a ler para além da canábis, sobre outras plantas com canabinoides.
Fundador da Experiencia Natural, criativo e empreendedor, designer, mestre em cultivo e marketing. Por uma normalização de todas as plantas e substâncias com os pacientes e utilizadores em primeiro lugar.