Carência de Fósforo nas plantas de Canábis
O fósforo é um dos principais nutrientes necessários para a canábis, e também para a maioria das outras plantas. É um elemento necessário em todas as fases de desenvolvimento das plantas, por isso uma carência de fósforo afeta tanto o crescimento como a produção de flores.
Especificamente, o fósforo (P) é um dos nutrientes base, conhecidos como NPK e a falta de qualquer um destes elementos pode ser fatal para uma cultura. Portanto, devemos sempre administrá-los na quantidade correta e da forma correta.
A fase de floração é quando as plantas requerem mais fósforo, entre outras coisas, porque é o período em que recebem mais quantidade e intensidade de luz e devem processá-la para transformá-la em energia e evitar que esta tremenda quantidade de luz as queime. Contudo, também é necessário para outras funções, tais como os crescimento e manutenção das raízes.
Uma deficiência de fósforo, mesmo ligeira, leva a uma produção bastante reduzida de flores e de cabeças.
O que é a carência de fósforo na canábis?
A carência de fósforo é quando a planta carece ou não processa este elemento corretamente. Pode ser causada por diferentes razões e é muito perigosa para o desenvolvimento e progresso da cultura.
Consequências da carência de fósforo
Quando a deficiência de fósforo se manifesta na planta da canábis, significa não só um crescimento enfraquecido, mas também uma grande vulnerabilidade à podridão das raízes, pragas e humidade.
Em particular, o fósforo desempenha um papel vital na fotossíntese, e sem fotossíntese não há energia, por isso a planta está enfraquecida e pode mesmo morrer. Quando há uma deficiência de fósforo, a canábis também é incapaz de desenvolver raízes suficientes para a manter forte e bem alimentada.
Como reconhecer a carência de fósforo da canábis
Muitas deficiências de nutrientes da canábis começam a tornar-se visíveis nas folhas mais velhas, maiores e mais baixas. É importante notar o problema a tempo para equilibrar o fertilizante antes que o problema se espalhe para as folhas mais novas no topo. Com o fósforo é o mesmo, podemos vê-lo primeiro nas folhas maiores e mais baixas, que são também as mais antigas.
Na foto acima pode ver uma deficiência de fósforo muito avançada, que já afetou todas as folhas, resultando numa planta fraca, pobre e moribunda. Abaixo verá os detalhes das 3 diferentes fases para detetar esta deficiência muito mais cedo:
- Os primeiros sintomas de deficiência de fósforo podem facilmente passar despercebidos pela maioria dos cultivadores, pois são simplesmente um crescimento mais lento, folhas mais pequenas e uma certa suscetibilidade para doenças, desde o míldio a várias pragas. A olho nu, podemos ver como as pontas das folhas ficam amarelas do exterior para o centro, na base da folha.
- Depois os sinais aparecem de forma mais clara, a planta torna-se cada vez mais fraca. As folhas começam a ficar cobertas de manchas escuras e as pontas dobram-se ou torcem. Além disso, a cor das folhas, especialmente nas pontas, muda para tonalidades claras de castanho ou bronze. Os caules ficam vermelhos ou roxos.
- E finalmente, quando há uma deficiência quase irremediável de fósforo na planta, aparecem manchas cinzentas ou castanhas por toda a folha, causando a sua morte e queda. Além disso, toda a planta estará gravemente afetada, parará o seu crescimento e, finalmente, morrerá.
A deficiência de potássio é fácil de diferenciar nas genéticas que apresentam tonalidades avermelhadas ou violetas naturalmente. O mesmo se aplica à cor azulada das folhas produzidas por baixas temperaturas, o que também é fácil de distinguir. Ainda assim, para evitar confusões, lembre-se que em casos de deficiência de fósforo, verá os sintomas indicados especialmente nas pontas das folhas. Se for outra coisa, irá afetar primeiro outras partes da planta.
Como corrigir a carência de fósforo?
A vantagem do fósforo é haver muito pouco risco de sobredosagem e de estragar a colheita. As plantas de canábis, por outro lado, adoram fósforo, e consomem-no em quantidades surpreendentes. O que lhes faz muito mal é a falta deste elemento.
Para corrigir uma carência de fósforo, deve ser aplicado um fertilizante de fósforo específico. Aqui recomendamos o fertilizante de fósforo da marca Canna. Como sempre, deve ser usado conforme a etiqueta do fabricante.
Contudo, é também possível que a deficiência de fósforo não seja causada pela falta de fósforo na alimentação da planta. Neste caso, é provável que seja um problema relacionado com o pH ou EC, ou com a qualidade da água. Veja os seguintes artigos para mais informações sobre estes tópicos:
Outras deficiências da canábis
Neste blog sobre canábis temos outras monografias sobre outras deficiências comuns de canábis, que recomendamos visitar a partir dos links abaixo:
Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre a carência de fósforo. Inscreve-te na nossa mailing list e dá-lhe follow nas nossas redes sociais para receber todas as atualizações, podes continuar a leitura com Insetos benéficos para a canábis.