Blog sobre a Canábis | Experiência natural
Inicio » Cultivo de canábis » Carência de Fósforo nas plantas de Canábis


07.10.21

Carência de Fósforo nas plantas de Canábis

O fósforo é um dos principais nutrientes necessários para a canábis, e também para a maioria das outras plantas. É um elemento necessário em todas as fases de desenvolvimento das plantas, por isso uma carência de fósforo afeta tanto o crescimento como a produção de flores.

Especificamente, o fósforo (P) é um dos nutrientes base, conhecidos como NPK e a falta de qualquer um destes elementos pode ser fatal para uma cultura. Portanto, devemos sempre administrá-los na quantidade correta e da forma correta.

A fase de floração é quando as plantas requerem mais fósforo, entre outras coisas, porque é o período em que recebem mais quantidade e intensidade de luz e devem processá-la para transformá-la em energia e evitar que esta tremenda quantidade de luz as queime. Contudo, também é necessário para outras funções, tais como os crescimento e manutenção das raízes.

Uma deficiência de fósforo, mesmo ligeira, leva a uma produção bastante reduzida de flores e de cabeças.

O que é a carência de fósforo na canábis?

A carência de fósforo é quando a planta carece ou não processa este elemento corretamente. Pode ser causada por diferentes razões e é muito perigosa para o desenvolvimento e progresso da cultura.

Consequências da carência de fósforo

Quando a deficiência de fósforo se manifesta na planta da canábis, significa não só um crescimento enfraquecido, mas também uma grande vulnerabilidade à podridão das raízes, pragas e humidade.

Em particular, o fósforo desempenha um papel vital na fotossíntese, e sem fotossíntese não há energia, por isso a planta está enfraquecida e pode mesmo morrer. Quando há uma deficiência de fósforo, a canábis também é incapaz de desenvolver raízes suficientes para a manter forte e bem alimentada.

Como reconhecer a carência de fósforo da canábis

Muitas deficiências de nutrientes da canábis começam a tornar-se visíveis nas folhas mais velhas, maiores e mais baixas. É importante notar o problema a tempo para equilibrar o fertilizante antes que o problema se espalhe para as folhas mais novas no topo. Com o fósforo é o mesmo, podemos vê-lo primeiro nas folhas maiores e mais baixas, que são também as mais antigas.

deficiencia de fosforo

Na foto acima pode ver uma deficiência de fósforo muito avançada, que já afetou todas as folhas, resultando numa planta fraca, pobre e moribunda. Abaixo verá os detalhes das 3 diferentes fases para detetar esta deficiência muito mais cedo:

  1. Os primeiros sintomas de deficiência de fósforo podem facilmente passar despercebidos pela maioria dos cultivadores, pois são simplesmente um crescimento mais lento, folhas mais pequenas e uma certa suscetibilidade para doenças, desde o míldio a várias pragas. A olho nu, podemos ver como as pontas das folhas ficam amarelas do exterior para o centro, na base da folha.
  2. Depois os sinais aparecem de forma mais clara, a planta torna-se cada vez mais fraca. As folhas começam a ficar cobertas de manchas escuras e as pontas dobram-se ou torcem. Além disso, a cor das folhas, especialmente nas pontas, muda para tonalidades claras de castanho ou bronze. Os caules ficam vermelhos ou roxos.
  3. E finalmente, quando há uma deficiência quase irremediável de fósforo na planta, aparecem manchas cinzentas ou castanhas por toda a folha, causando a sua morte e queda. Além disso, toda a planta estará gravemente afetada, parará o seu crescimento e, finalmente, morrerá.

A deficiência de potássio é fácil de diferenciar nas genéticas que apresentam tonalidades avermelhadas ou violetas naturalmente. O mesmo se aplica à cor azulada das folhas produzidas por baixas temperaturas, o que também é fácil de distinguir. Ainda assim, para evitar confusões, lembre-se que em casos de deficiência de fósforo, verá os sintomas indicados especialmente nas pontas das folhas. Se for outra coisa, irá afetar primeiro outras partes da planta.

Como corrigir a carência de fósforo?

A vantagem do fósforo é haver muito pouco risco de sobredosagem e de estragar a colheita. As plantas de canábis, por outro lado, adoram fósforo, e consomem-no em quantidades surpreendentes. O que lhes faz muito mal é a falta deste elemento.

Para corrigir uma carência de fósforo, deve ser aplicado um fertilizante de fósforo específico. Aqui recomendamos o fertilizante de fósforo da marca Canna. Como sempre, deve ser usado conforme a etiqueta do fabricante.

Canna fosforo

Comprar Fósforo

Contudo, é também possível que a deficiência de fósforo não seja causada pela falta de fósforo na alimentação da planta. Neste caso, é provável que seja um problema relacionado com o pH ou EC, ou com a qualidade da água. Veja os seguintes artigos para mais informações sobre estes tópicos:

tabela nutrientes agua ph canabis

pH e EC na canábis

agua canabis

Água para a Canábis

Outras deficiências da canábis

Neste blog sobre canábis temos outras monografias sobre outras deficiências comuns de canábis, que recomendamos visitar a partir dos links abaixo:

carencia azoto

Deficiência de Azoto

deficiencia de potassio

Deficiência de Potássio

deficiencia de calcio

Deficiência de Cálcio

canabis deficiencia ferro

Deficiência de Ferro

Deficiencia magnesio Canabis

Deficiência de Magnésio

enxofre canabis

Deficiência de Enxofre

boro marijuana

Deficiência de Boro

Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre a carência de fósforo. Inscreve-te na nossa mailing list e dá-lhe follow nas nossas redes sociais para receber todas as atualizações, podes continuar a leitura com Insetos benéficos para a canábis.

Clique para avaliar este post!
(Votações: 1 Promedio: 5)
Avatar for Igor Vieira

Autor: Igor Vieira

Licenciado en Biología Molecular, gestor de contenidos y responsable de tienda en Experiencia Natural. Viviendo la vida, hablando de Cannabis Sativa, padre. Número de colegiado es 20787-X.

Palavras relacionadas: ,
Carência de Fósforo nas plantas de Canábis
Carência de Fósforo nas plantas de Canábis Conhece, neste artigo, um pouco mais sobre os possíveis efeitos da carência de fósforo no cultivo da canábis, os seus sintomas e como se pode resolver.
https://www.semillas-de-marihuana.com
Sementes de canábis

Artigos relacionados

Comentários

11 comentários para "Carência de Fósforo nas plantas de Canábis"

Deixa o teu comentário