Blog sobre Marijuana – experiência natural
Envío + Semilla Gratis a los 30€
Inicio » Canábis Medicinal » Limoneno, o Terpeno da Canábis Cítrica


05.02.21

Limoneno, o Terpeno da Canábis Cítrica

O limoneno é um terpeno aromático encontrado na planta da canábis que é produzido nas glândulas de resina das flores. Isoladamente, está normalmente associado a aromas frutados e cítricos, e encontra-se em muitos produtos do dia-a-dia, tais como as cascas da fruta, cosméticos e produtos de limpeza.

No artigo de hoje vamos explicar o que são os terpenos, o que é o limoneno, tudo o que precisas de saber sobre este terpeno, e como interage com a canábis para produzir efeitos únicos e grandiosos. Mas primeiro vamos começar com uma pequena contextualização.

El limoneno tiene propiedades cítricas.

O Que são os Terpenos como o Limoneno?

Os terpenos são gerados nas mesmas glândulas que produzem os canabinóides como THC e CBD, os terpenos são óleos aromáticos que dão cor, aroma e sabor a estirpes de canábis com sabores característicos como citrinos, bagas, menta e pinho.

Ao contrário de outras plantas e flores de cheiro forte, o desenvolvimento de terpenos na canábis começou para fins adaptativos: para repelir os predadores e atrair os polinizadores. Muitos factores influenciam o desenvolvimento de terpenos numa planta, incluindo o clima, tempo, idade e maturação, fertilizantes, tipo de solo e até a hora do dia.

Foram identificados mais de 100 terpenos diferentes na planta de canábis, e cada variedade tende para um tipo e composição de terpenos únicos, conhecidos como perfil terpenóide. Por outras palavras, uma estirpe como Cheese e a sua família terá provavelmente um cheiro parecido a queijo, e os descendentes da Blueberry tendem a herdar um cheiro a bagas do bosque.

Os terpenos podem também desempenhar um papel fundamental na diferenciação dos efeitos de várias estirpes de canábis, desafiando as crenças padrão mantidas sobre as estirpes indica versus as estirpes sativa. No entanto, são necessários mais estudos para compreender como e em que medida.

O Limoneno: o Terpeno Cítrico

O limoneno é um monoterpeno que, como vimos, fornece um forte aroma cítrico à canábis, embora esteja principalmente presente em frutos como limões, laranjas, toranjas, limas e outros citrinos. Encontra-se em cascas de citrinos e é o segundo terpeno mais comum na natureza e também o terceiro terpeno mais comum na canábis. Está, também, presente em muitas variedades de marijuana.

A aromaterapia, principalmente através do uso de difusores, refere e elogia há muito tempo os efeitos na melhoria do humor com o limoneno, posicionando-o como um ansiolítico e antidepressivo funcional eficaz e totalmente natural.

No entanto, o limoneno, modificado, também pode ser utilizado na indústria. É utilizado em alimentos, bebidas, perfumes, sabões, produtos de limpeza, e pode mesmo decapar a tinta. Em altas concentrações pode causar irritação da pele pelo que a diluição adequada torna o limoneno completamente seguro e benéfico.

O uso químico também pode converter o limoneno em carvona. Surpreendentemente, a química moderna permite a transformação do sabor cítrico do limoneno em hortelã-pimenta. A carvona aparece na hortelã-pimenta e também se pode encontrar de forma vestigial na canábis.

Presume-se frequentemente que o limoneno é abundante em estirpes que cheiram a limão, embora nem sempre seja esse o caso. Se procuras estirpes com elevado teor de limoneno, terás de procurar genéticas testadas em laboratório para saber que a estirpe na que estás interessado tem uma boa composição de limoneno.

Embora o THC represente tipicamente 10-30% do peso seco de uma flor, o limoneno é produzido em pequenas quantidades, geralmente menos de 2%. Estas são moléculas muito voláteis e requerem análise científica para serem detectadas.

Benefícios do Limoneno

Apesar dos potenciais benefícios terapêuticos do limoneno, pouco se sabe sobre como funciona no cérebro e no corpo, e que doses são necessárias para alcançar esses benefícios. Muitos dos estudos do limoneno até à data têm utilizado doses elevadas, muito mais elevadas do que as encontradas na canábis.

Portanto, para oferecer um veredicto completo sobre como o terpeno limoneno afecta os seres humanos, é necessária mais investigação centrada na marijuana, mas os estudos sobre o limoneno têm, até agora, demonstrado o seu potencial nas seguintes aplicações:

  • Melhoria do estado anímico
  • Aliviar o stress
  • Propriedades antifúngicas
  • Propriedades antibacterianas
  • Pode ajudar a aliviar a acidez e o refluxo
  • Melhora a absorção de outros terpenos e produtos químicos através da pele, das mucosas e do trato digestivo

Há, também, testes promissores dos efeitos antitumorais do limoneno. Em roedores de laboratório, o limoneno inibia o crescimento de tumores cutâneos e mamários. Estes estudos foram seguidos de um ensaio clínico em humanos na fase I que descobriu que o limoneno era um pouco eficaz na redução do crescimento do cancro da mama durante quase um ano.

Estudos subsequentes descobriram que a suplementação diária deste terpeno durante 2-6 semanas silenciou uma proteína que promove o crescimento do tumor do cancro da mama, sugerindo que o consumo diário de limoneno pode inibir o crescimento e a propagação de tumores mamários.

Estudos adicionais revelaram os benefícios do limoneno em modelos de laboratório de cancro do pulmão e cancro do cérebro ao provocar a morte das células tumorais. Mas tal como os benefícios do limoneno no cancro da mama, as doses necessárias para obter os benefícios são elevadas e vão para além do que pode estar presente numa única planta de cannabis.

No entanto, desconhece-se se a presença de certos canabinóides aumenta os efeitos antitumorais deste terpeno. Actualmente, não existem provas suficientes para concluir que os produtos de canábis ricos neste terpeno serão eficazes como tratamentos de cancro nos seres humanos. No entanto estamos confiantes que chegará o momento.

El limoneno es un terpeno presente en la marihuana.

Variedades de Canábis com Limoneno

De seguida deixamos-te algumas variedades de canábis que têm boas quantidades deste terpeno.

Do Si Dos 33

A primeira genética que trazemos com muito limoneno é a Do Si Dos 33, uma canábis do banco de sementes Barney’s Farm com um perfil de terpenos único. Desta forma, é uma planta de canábis com sabor cítrico combinado com guloseimas.

Além disso, esta canábis vem com efeitos psicoativos muito potentes. Se cultivares esta linhagem correctamente, podes esperar uma colheita com até 28% de THC.

Strawberry Banana

Outra variedade com a presença de limoneno e outros terpenos interessantes como o mirceno é a Strawberry Banana. É uma marijuana Indica feminizada com sabor a frutas e aroma de fundo complexo. Assim, durante a degustação poderás encontrar sabor e aroma a banana, mas também cítricos e doces.

Se gostas de extracções de resina, a Strawberry Banana será a escolha ideal e oferece boas quantidades da resina. Além disso, esta estirpe vem com um bom rendimento, produzindo até 550 gramas por metro quadrado indoor.

Wedding Cake

Acabamos as recomendações de genéticas com limoneno com a Wedding Cake, uma verdadeira besta dentro das estirpes potentes da costa ocidental dos EUA. O perfil organoléptico desta variedade é complexo e requintado, sendo capaz de oferecer sabores a baunilha e limão, terra e um leve toque de Skunk. Além disso, vem com muito THC, e pode conter até 24% deste canabinóide psicoactivo.

O Futuro do Limoneno

Ainda não está comprovado como é que o limoneno consegue os seus efeitos terapêuticos. A inalação do vapor do limoneno aumenta os níveis de serotonina e dopamina em regiões-chave do cérebro que estão associadas à ansiedade, depressão e o distúrbio obsessivo-compulsivo. O limoneno apenas estimula o sistema olfactivo do cérebro, ou afecta directamente as próprias células cerebrais? Ainda não sabemos.

Ao contrário de outros terpenos que desempenham um papel específico no cérebro, como o linalol e o b-caryophyllene, os alvos deste terpeno permanecem pouco claros.

Al comprender mejor los objetivos del limoneno en el cerebro y el cuerpo, los científicos pueden ayudar a dirigir a los usuarios hacia cepas o productos en los que los beneficios terapéuticos del limoneno se optimizan gracias a un determinado perfil de cannabinoides y terpenos.

Ao compreender melhor os alvos moleculares do limoneno no cérebro e no corpo, os cientistas podem ajudar a orientar os utilizadores para estirpes ou produtos onde os benefícios terapêuticos do limoneno se optimizam por um determinado perfil de canabinóides e terpenóides.

Se gostaste deste artigo sobre o limoneno porque não visitas os nossos artigos sobre Combinar Canábis com Comida: As Chaves para o Êxito e Lâmpadas LED Baratas: Em que consistem?

Autor: Igor Vieira

Licenciado en Biología Molecular, gestor de contenidos y responsable de tienda en Experiencia Natural. Viviendo la vida, hablando de Cannabis Sativa, padre. Número provisional de colegiado es P1816-X Linkedin Bio

Compartilha!

Palavras relacionadas: ,
Limoneno, o Terpeno da Canábis Cítrica
Limoneno, o Terpeno da Canábis Cítrica Neste artigo ficamos a saber um pouco mais sobre o limoneno, um terpeno responsável pelo aroma cítrico e com possíveis aplicações terapêuticas.
https://www.semillas-de-marihuana.com

Artigos relacionados

Comentários

Um comentário para "Limoneno, o Terpeno da Canábis Cítrica"

Deixa o teu comentário