Blog sobre a Canábis | Experiência natural
Inicio » Cultivo de canábis » Sementes de canábis que não germinam: resolução de problemas


15.05.23

Sementes de canábis que não germinam: resolução de problemas

As minhas sementes falharam! Por vezes é por isso que chegamos até aqui. A germinação é uma fase crucial no cultivo da canábis, pois atua como uma ponte entre a semente e o botão. No entanto, nem sempre é fácil, pois algumas sementes recusam-se teimosamente a germinar. Este artigo aspira dar-te toda a informação necessária para saberes porque é que isto acontece e o que pode ser feito para encorajar uma germinação bem sucedida. Segue-me na teoria da resolução de problemas e soluções para as sementes de Canábis que não germinam.

Sementes que não germinam

Compreende a germinação das sementes de canábis

A germinação é o primeiro processo pelo qual uma planta cresce a partir da semente. No caso da canábis, a semente absorve água, abre-se e emite uma pequena raiz conhecida como radícula. Para que isto aconteça, as condições devem ser adequadas, e a temperatura, a humidade e a escuridão desempenham um papel importante. Esta fase é fundamental para estabeleceres as bases para o ciclo de crescimento geral da planta.

De acordo com lojas de sementes e bancos de sementes, 90% das queixas sobre falhas na germinação de sementes ocorrem logo após a mudança repentina do tempo com baixada nas temperaturas. Esta situação é muito comum na primavera e deve-se ao facto de que as oscilações de temperatura, especialmente para baixo, são fatais para a germinação.

Se queres saber tudo sobre a germinação de sementes de canábis, temos um artigo para ti. Clica no seguinte link:

Germinar sementes de marijuana
Saiba tudo sobre a germinação de sementes de canábis

Gere as expectativas e domina a arte da germinação

A procura de uma taxa de germinação de 100% com sementes de canábis é um objectivo louvável, mas é essencial abordá-lo com expectativas realistas. A germinação é um processo delicado, uma dança subtil entre a natureza e a natureza. Alcançar a perfeição é difícil, exigindo não só uma sólida compreensão da teoria, mas também prática e experiência.

Além disso, cada semente, como cada organismo vivo, é única. A sua composição genética pode influenciar a sua robustez e capacidade de germinar em diferentes condições. Mesmo dentro de um lote de sementes de alta qualidade, algumas serão naturalmente mais resistentes do que outras, e nem todas as sementes germinarão, mesmo em circunstâncias ideais.

Portanto, algum grau de fracasso não deve ser visto como um contratempo, mas como parte do processo. Cada tentativa mal sucedida de germinação é uma oportunidade de aprendizagem, uma chance de aperfeiçoares as tuas técnicas e aprofundares o teu conhecimento sobre o ciclo de vida desta extraordinária planta.

Também não te esqueças que mesmo os cultivadores profissionais com anos de experiência nem sempre conseguem uma taxa de germinação de 100%. A chave é não desanimares, mas manteres-te concentrado em melhorar as tuas capacidades e conhecimentos. Vê aqui como é um bom local de germinação:

Este é o aspecto de um bom laboratório de germinação

Razões comuns para a germinação falhada

Para perceberes porque é que as tuas sementes de canábis não germinam, é necessário investigar vários possíveis culpados:

  • Qualidade das sementes: Nem todas as sementes são iguais. Sementes velhas ou geneticamente inferiores podem nunca germinar, sejam quais forem as condições. É essencial comprares sementes de marcas conceituadas e evitares sementes a granel.
  • Armazenamento adequado: As sementes de canábis devem ser armazenadas num local fresco, escuro e seco. A exposição ao calor, luz ou umidade pode danificá-las, reduzindo a sua viabilidade.
  • Condições de germinação incorretas: Se o ambiente for demasiado seco, demasiado úmido, demasiado quente ou demasiado frio, as sementes podem não germinar. Mesmo a exposição à luz durante esta fase pode impedir o processo. Lê o artigo sobre germinação recomendado acima.
  • Manuseamento brusco: As sementes de canábis são delicadas. Danos físicos, como pressão ou manuseamento brusco, podem danificar as sementes e impedir a germinação.

Resolução de problemas de germinação falhada

Se as tuas sementes não germinarem, considera as seguintes dicas para as ajudares a recuperar:

  • Inspeção de sementes: Embora a aparência das sementes de Canábis não esteja relacionada com a sua qualidade ou capacidade de germinação, existem algumas excepções. Sementes partidas ou verdes indicam que não estão em boas condições. Não tentes espremê-las para ver se estão boas. Muitas sementes estão boas, mas se as apertares erradamente ou com demasiada força, uma boa semente pode partir-se.
  • Avalia as condições de armazenamento: Certifica-te de que as tuas sementes foram armazenadas corretamente. Devem ser mantidas num local fresco, escuro e seco, de preferência num frigorífico. Visita o nosso artigo sobre Preservação de sementes de canábis: Dicas e truques para mais informações.
  • Revê os métodos de germinação: Estás providenciando as condições certas para a germinação? As sementes devem ser colocadas num ambiente úmido (não encharcado) e escuro, com temperaturas entre 21-30°C (70-85°F). Consulta o artigo que recomendamos acima para te certificares de que tudo está sendo feito corretamente.

Soluções e boas práticas para uma germinação bem sucedida

Para promover uma germinação bem sucedida, deves ler o artigo que destacamos acima, mas aqui estão os factores chave que cada cultivador deve ter em atenção para alcançar o sucesso e evitar falhas na semente e na germinação:

  • Escolhe sementes de alta qualidade: Compra sementes de fontes respeitáveis que garantam a sua genética e a qualidade das suas sementes.
  • Armazenamento correcto: Armazena as sementes adequadamente. Considera usar um frigorífico para armazenamento a longo prazo, mas evita o congelador.
  • Condições ideais de germinação: Proporciona um ambiente escuro, quente e húmido. Considera usar um kit de germinação.
  • Manuseamento cuidadoso: Tem cuidado ao manusear as sementes, especialmente quando começam a germinar.
  • Fornece a água certa: A água da torneira é má, a água mineral é pior. A água desmineralizada é boa. Usa uma das duas primeiras para matar as sementes.

Métodos alternativos para aumentar a germinação

Se ainda estiveres a ter problemas, considera as seguintes dicas adicionais para melhorar a taxa de germinação de sementes de marijuana que não querem germinar:

  • Pré-embebição das sementes: Mergulha as sementes em água à temperatura ambiente durante 12-24 horas para acelerar a germinação. Nota que a água é normalmente mais fria do que o ar, pelo menos 30 graus estáveis são necessários na sala para garantir que as sementes estão bem na água, menos temperatura resultará em taxas de germinação mais baixas ou morte.
  • Escarificação: Trata-se de raspar suavemente a superfície da semente para a ajudar a absorver a água, mas tem cuidado para não a danificar. Este é um procedimento delicado, apenas recomendado se o fizeres sob a supervisão de um especialista que já o tenha feito com sucesso anteriormente.

  • Usa estimulantes de germinação: Existem vários produtos no mercado que podem ajudar a germinação, tais como géis ou soluções promotoras de raízes. Recomendamos-te especialmente XSeeds da conhecida marca de fertilizantes BAC. Segue sempre as instruções do fabricante.

Recurso de emergência

Se as sementes já não germinaram e já passaram alguns dias, ainda podes melhorar as coisas para as recuperar, seguindo estes passos:

  1. Compra água desmineralizada
  2. Aquece-a a 40 graus Celsius.
  3. Coloca as sementes num recipiente de plástico duro com algodão.
  4. Pulveriza a água quente sobre elas.
  5. Coloca mais algodão em cima delas.
  6. Espera 5 minutos para a água arrefecer.
  7. Escorre o excesso de água.
  8. Põe o recipiente de plástico fechado, com as sementes dentro, num local onde a temperatura seja constante de 30 graus.
  9. Espera 24 horas.

Referências

Para mais leituras e conhecimentos, considera as seguintes fontes:

Lembra-te, conhecimento é poder para cultivar canábis com sucesso. Continua a aprender, sê paciente e feliz a cultivar!

Espero que tenhas gostado deste artigo sobre soluções para sementes de canábis que não germinam, se gostaste, por favor deixa um comentário para me dizeres e dá-me 5 estrelas. Segue este blogue com a nossa newsletter e perfis sociais. Continua a ler com Como regar a Canábis: Conselhos para a rega.

Clique para avaliar este post!
(Votações: 0 Promedio: 0)
Avatar for Brais Nieto

Autor: Brais Nieto

Fundador de Experiencia Natural, creativo y emprendedor, diseñador, master en grower y marketing. Por una normalización de todas las plantas y sustancias primando pacientes y usuarios.

Palavras relacionadas:
Sementes de canábis que não germinam: resolução de problemas
Sementes de canábis que não germinam: resolução de problemas Explora as razões mais comuns para o fracasso da germinação. Dicas e técnicas de especialistas para aumentares a tua taxa de sucesso.
https://www.semillas-de-marihuana.com
Sementes de canábis

Artigos relacionados

Comentários

Ainda não existem comentários para "Sementes de canábis que não germinam: resolução de problemas"

Deixa o teu comentário