Como reconhecer a canábis de qualidade?
Tabela de Conteudos
A qualidade da canábis
Não existe melhor canábis que aquela que cultivamos nós mesmos, dado que vivemos de perto o seu crescimento e evolução e sabes perfeitamente do que se alimentou, qual é a sua genética, se sofreu alguma doença e se as cabeças foram recolhidas e maduradas como tem de ser. Ao mesmo tempo podemos controlar o processo de secagem, oxidação e outros factores que podem influenciar o seu sabor e aroma. No entanto esta situação ideal nem sempre é possível de conseguir seja pela falta de tempo, de espaço, de vontade ou de experiência. No caso de que caiam nas tuas mãos umas cabeças cultivadas por outra pessoa o mais lógico é que, antes de fumá-los, faças algumas pequenas comprovações que te vão permitir determinar a qualidade da canábis.

Existem várias formas de detectar se a canábis é de boa ou má qualidade e se foi bem cultivada e cuidada. E deves fazer esta comprovação cada vez que fumas, não para demonstrar se és um fumador experiente e refinado mas também (e isto é o mais importante) para não consumir “lixo”. Se segues estas pautas poderás distinguir mais facilmente uma boa cabeça de uma má.
Como deve cheirar uma canábis de qualidade?
A boa canábis, tal e como acontece com os bons vinhos, têm um leque de aromas que as distingue das outras e as tornam únicas. Alguns cheiros, como os de fruta, pinho ou doces indicam uma boa qualidade da canábis. Outros, como é o caso do cheiro a erva seca, humidade ou um cheiro neutro costumam indicar o contrário, ou seja, costumam estar associados a uma canábis com pouca qualidade, dado que este cheiro costuma vir associado a plantas recolhidas antes de tempo e com um processo de maduração incompleto. Pensa que as cabeças recolhidas antes de tempo não vão ter a mesma potência nem o mesmo sabor que aqueles que completaram a sua maduração.
Como é uma cabeça de boa qualidade?
As cabeças de boa qualidade, geralmente, conservam a sua forma original, o que nos indica que foram manipuladas correctamente e a sua resina não se perdeu pelo caminho. Devem ser pesadas, o que nos indica que têm bastante resina compactada dentro e se o apertamos com os dedos deverá ser pegajoso, devido à resina da qual tínhamos falado antes. Se a erva se cola e deixa os dedos pegados entre eles significa que é de excelente qualidade.
Se uma bolsa de canábis está cheia de cabeças pequenas e com restos de ramos não é nada bom sinal. Procura cabeças grandes ou médias, no mínimo, que estejam bem aparadas, sem demasiadas folhas ou ramos. Centra-te, também, no brilho dado que toda a canábis de qualidade deverá estar coberta de glândulas de resina. Estas têm aspecto de pequenos cristais que, debaixo de uma luz directa, lhe dão umas tonalidades especiais às cabeças, ressaltando o verde da planta em conjunto com outras tonalidades, habitualmente avermelhadas, alaranjadas ou púrpuras. Se a cor predominante é o castanho, essa erva não está boa para o consumo.
Na seguinte imagem podes distinguir uma boa erva (à esquerda) de uma má (à direita).

Qual é efeito que te dá a boa canábis?
Esta costuma ser a prova de fogo de qualquer canábis. Quando provas uma boa marijuana, o efeito deveria ser mais do que agradável, também te deve despertar a criatividade e a inspiração. Completamente o contrário da sensação de neurónios queimados típico da erva que não presta. Na garganta a erva não deveria picar nem arranhar; no caso de que o faça é uma indicação que o processo de maduração desta erva não está completo e a clorofila continua presente.
Dito isto, tem em conta que estas sugestões se podem aplicar à maioria das ervas mas existem excepções. Por esse motivo não tomes este artigo como uma lista de regras de ouro, mas sim como uma guia básica. Pode ser que encontres canábis que, apesar de não valer nada, tenha um bom cheiro, aspecto e sabor, e os menos experientes poderão cair nesta armadilha. No entanto se o efeito não é bom a qualidade da marijuana também não é a ideal.
Track “bonus” para os profissionais
Se queres chegar ao fundo da questão, é possível fazer uma verificação muito profissional da flor da canábis, para isso basta ter um acessório, uma lupa ou um microscópio.
Desta forma, poderás observar os tricomas na cabeça da planta com absoluta precisão, vendo a qualidade e quantidade da resina de uma forma muito reveladora. Dá uma vista de olhos a este exemplo:

A flor da esquerda está cheia de tricomas, são transparentes, grandes, cristalinos e inteiros. Por outro lado, na imagem à direita, podemos ver menos tricomas, achatados, mais pequenos, com uma aparência queimada e partida. Há uma grande diferença e é óbvia.
Se estás interesado em observar a qualidade da canábis com detalhe, podes comprar uma lupa no seguinte link:
Conclusão
Um entusiasta da canábis à procura de flores de alta qualidade não terá dificuldade em encontrar. Apenas seguindo estas dicas e prestando atenção aos nossos sentidos, mesmo os novatos podem facilmente separar as ervas boas das más.
Então, dentro de qualidades decentes, o gosto pessoal do consumidor desempenha um papel importante. Há centenas de genéticas cultivadas por milhares de cultivadores. O objectivo é encontrar a variedad certa para cada um. É simplesmente uma questão de encontrar o produto certo que melhor funcione contigo, de uma marca ou cultivador de que gostas e que podes, por isso, desfrutar de forma repetida.
Recorda, portanto, comparar os quatro indicadores que te demos: cheiro, aspecto, sensação e efeito. Desta forma, encontrarás a variedade de erva de qualidade que melhor se adequa ao teu gosto pessoal.
Se gostou deste artigo com as 4 chaves para saber se uma canábis é de boa qualidade, deixa-nos 5 estrelas. Recomendamos-te que continues a ler com o artigo Cabeças com sementes na canábis: Como evito que apareçam?
Gostaria muito de uma dica de como encontrar maconha de qualidade para consumo. Sonho em fumar uma erva assim.
Caso consiga compartilha comigo .
Abs
Alguém sabe onde encontro maconha orgânica, cultivada natural?
Olá Cintia,
Agradecemos o teu comentário. Nós somos a favor do auto cultivo, que cada um consiga obter o que necessita pelo seu trabalho. Dessa forma garantes que a maconha é de alta qualidade, cultivada de forma natural e totalmente orgânica.
Cumprimentos,
Igor
maconha e bom mas bom mesma é aquela boa. vomos fumar vamos mas temqueser àquela top. tamos juntos
Sempre da melhor!
Mano,brigadão graças a seu site consegui encontrar uma boa erva,fumei e vi que realmente era diferente das outras,valeu irmão,forte abraço!
Po tenho um pé de maconha com 5 meses de vida e 1 de floracao . Queria varias dicas pq as folgas estao murchas.
Alguém pode me ajudar onde encontro uma maconha realmente de qualidade
Obrigado
Aqui em Miami vendem em lojas (6) e te a quantidade de THC que cada uma tem
Olá Luciano,
Obrigado pelo teu comentário. Lamentamos muito mas não entendemos o comentário. Podes indicar-nos, por favor, qual é a tua dúvida?
Com os melhores cumprimentos,
Igor