Blog sobre a Canábis | Experiência natural
Inicio » Cultivo de canábis » Fungo Fusarium | Pragas da Canábis


18.10.22

Fungo Fusarium | Pragas da Canábis

A marijuana é uma droga psicotrópica ou psicoativa obtida a partir da planta Cannabis Sativa. Existem vários usos para esta droga psicoativa, mas os mais comuns são os usos religiosos, recreativos e medicinais. No entanto, a planta da canábis tem muitos inimigos, como aquele do que vamos falar hoje, um dos mais destrutivos, dado que não há solução, apenas prevenção, o fungo Fusarium na canábis. O Fusarium é um dos muitos fungos que podem atacar a marijuana.

FUNGO fusarium CANABIS

Conhece o fungo Fusarium

O termo fungo Fusarium é aplicado a um grupo de fungos do solo, que estão associados a várias variedades de plantas, incluindo a canábis. A grande maioria destes fungos são chamados espécies saprófitas. Isto significa que eles se alimentam dos resíduos deixados por outros organismos.

Estes fungos infetam muitas plantas, em particular o Fusarium, que causa uma doença chamada Fusariose, que se desenvolve sob a forma de parasitas. Este facto promove a contaminação em diferentes laboratórios. Além disso, alguns agentes Fusarium atacam os cereais, que, quando ingeridos pelo homem, causam doenças como a doença do Panamá. Além disso, sabe-se também que, além de causar várias doenças nos humanos, o Fusarium está também associado a infeções cutâneas.

Tendo em conta o que o Fusarium é capaz de provocar, algumas pessoas propuseram a utilização do Fusarium como arma biológica. De facto, os soviéticos foram acusados em várias ocasiões de utilizar Fusarium como arma em certas regiões ou países, tais como o Camboja, Afeganistão e Laos. No caso dos Estados Unidos, sabe-se que os EUA consideraram a ideia de utilizar o Fusarium como um meio de combate às plantações de coca na Colômbia.

Como ataca o Fusarium a Canábis?

O fungo Fusarium na canábis ataca os vasos das plantas, bloqueando-os completamente. Isto faz com que a planta fique amarela e murche. Gradualmente a planta var-se infetando, até ao ponto de morrer.

Esta infeção por bolor começa a partir do solo, especificamente através das raízes ou do caule. Os parasitas que se formam deslocam-se, então, para todas as partes da planta.

Contudo, há vários fatores que favorecem a reprodução do Fusarium. Algumas delas são:

  • Usar ferramentas, sementes ou solo previamente contaminado com este fungo.
  • Condições de reprodução: humidade elevada, temperatura entre 12°C e 28°C.
  • Pouca exposição da planta à luz solar.
  • Baixa intensidade luminosa.
  • As plantas mortas por Fusarium também vão servir como agente propagador para outras plantas.

Sintomas do Fusarium na canábis

Apresentamos a seguir alguns dos sintomas de uma planta de canábis infetada com Fusarium:

  • Carência de nutrientes, que se nota pelo no amarelecimento das folhas.
  • O ataque de Fusarium progride da parte inferior para a parte superior da planta.
  • Geralmente, afeta apenas um ramo ou parte da planta em questão. Pode partir esse ramo e se o interior estiver castanho, saberá que é Fusarium.
  • Na base dos caules, pode ser observada uma podridão percetível.

Vale a pena mencionar que, na forma como o Fusarium ataca a canábis ou a planta em questão, impede a passagem de água a todas as partes da planta, razão pela qual este fungo é percebido com sintomas como folhas inclinadas, amareladas, com podridão na base dos caules e raízes até que o exemplar começa a morrer.

Como prevenir o fungo Fusarium na canábis?

Ainda permanece por responder uma questão neste momento: o que podemos fazer para controlar ou mesmo impedir o desenvolvimento do Fusarium na canábis? Atualmente, não existe um tratamento eficaz para o Fusarium.

A única coisa que pode ser feita é evitá-lo o melhor possível através de uma boa higiene. Isto implica: desinfeção de todos os acessórios utilizados para cada cultura, desinfeção de tanques de rega, verificação periódica do estado da cultura, etc.

Uma forma de controlar a entrada de Fusarium na canábis é instalar um ionizador, que manterá os esporos pelos quais o fungo controlados e não lhes permite entrar na sala de cultivo.

Outra boa opção envolve adicionar Trichoderma, um fungo benéfico que promove o crescimento acelerado das raízes da canábis e também evita que outros fungos nocivos, como o Fusarium, infetem a planta.

Produtos para combater o Fusarium

Na Experiencia Natural temos disponíveis alguns produtos à base de microorganismos benéficos que incluem, entre outros, a Trichoderma Harzianum. Um dos mais conhecidos é o Piranha, da Advanced Nutrients, um estimulador de raízes que se compõe, entre outros, de 24 fungos benéficos para as plantas, entre os quais 8 variedades de tricodermas.

Piranha tricodermas

Comprar Piranha

Outro produto do nosso catálogo que apresenta na sua composição o fungo Trichoderma é o Bio Enhancer, de la marca Feeding. Este produto é um concentrado sólido de ácidos húmicos e extratos de algas, totalmente orgânico e atua como estimulador, revitalizador e protetor de todo o sistema radicular da planta. Além das tricodermas, na sua composição tem Bacillus subtilis, uma bactéria muito útil para solubilizar azoto e fósforo e proteger a planta de diferentes doenças presentes no solo.

Powder Feeding Enhancer tricodermas

Comprar Bio Enhancer de Feeding

Um dos produtos mais completos disponíveis no mercado para combater as doenças provocadas por fungos, tanto as que chegam pelo ar como pela contaminação da água é o Bactofill, um produto desenhado por Agrobacterias. Neste caso concreto falamos de um produto que baseia a sua ação nas bactérias com capacidade de combater fungos, como podem ser as bactérias das famílias Bacillus e Pseudomonas. Além disso, inclui outras bactérias que promovem a fixação do azoto e o crescimento radicular, o que o torna um produto muito completo.

Bactofil fusarium

Comprar Bactofil de Agrobacterias

Se, no entanto, estiver demonstrado que a nossa cultura está completamente infetada pelo Fusarium, o que resta é cortar as plantas infetadas, separando-as assim das plantas saudáveis, e acompanhar constantemente o desenvolvimento do Fusarium na canábis, com o objetivo de o evitar a todo o custo.

Se gostou deste artigo por favor subscreva a nossa mailing list e siga-nos nas redes sociais. Também dispomos de artigos sobre outros fungos, como a botrite ou o oídio assim como una receita de Como fazer um Fungicida Caseiro para a Canábis.

Imagem de: User:Morri362 [CC BY 3.0], via Wikimedia Commons

Clique para avaliar este post!
(Votações: 0 Promedio: 0)
Palavras relacionadas:
Fungo Fusarium | Pragas da Canábis
Fungo Fusarium | Pragas da Canábis Conhece um pouco melhor os efeitos do fungo fusarium na canábis e de que forma podemos prevení-lo, dado que não tem cura e é impossível de tratar.
https://www.semillas-de-marihuana.com
Sementes de canábis

Artigos relacionados

Comentários

2 comentários para "Fungo Fusarium | Pragas da Canábis"

Deixa o teu comentário