Blog sobre a Canábis | Experiência natural
Inicio » Noticias sobre a canábis, Redução de Riscos » Posso contagiar-me com o coronavirus ao receber um pedido em casa?


24.03.20

Posso contagiar-me com o coronavirus ao receber um pedido em casa?

Nestes dias tão complicados nos quais estamos obrigados a parar e não sair de casa, temos muita gente a escrever-nos com dúvidas, perguntas as quais incidem especialmente na segurança que temos ao receber as encomendas em casa com o novo coronavírus Covid-19. A verdade é que neste momento não há estudos específicos sobre a canábis e este vírus, mas o que sabemos são algumas recomendações gerais que também podem ser úteis para todos os amigos da marijuana. Por exemplo, as relacionadas com o envio de encomendas e se existe a possibilidade de contagir-se com elas.

Receber pedidos com o Covid-19 na tua zona

Actualmente em Portugal e Espanha não existem restrições de transporte, nem parecem existir noutros países, isto é lógico já que a cadeia de abastecimento deve ser garantida para receber alimentos e outros produtos necessários para a vida diária. Tem em mente, também, que a cadeia de abastecimento é altamente mecanizada e que a intervenção humana é cada vez menor, portanto, o risco de contágio é baixo.

Mentiras sobre o coronavírus Covid-19 e as encomendas

Hoje em dia há muitas mentiras em circulação na Internet sobre o coronavírus, entre outras que se pode curar com cocaína ou com o consumo de certos alimentos, que se a vacina contra a pneumonia pode actuar de forma protectora, óleo de sésamo que mata o vírus, alho e muitos outros, nenhum deles é verdadeiro nem está cientificamente comprovado.

Claro que as mentiras também existem quando falamos das encomendas, como quando se mostra o vírus a chegar numa caixa de cartão, o qual acontece, por exemplo, no mítico episódio dos Simpson, onde um trabalhador oriental cospe numa encomenda, que é então aberta por Homer Simpson na sua casa em Springfield. Está no capítulo 21 da temporada 4, transmitido em 1993, porém na série original este pacote vem do Japão e não da China, especificamente da cidade de Osaka; além disso o vírus não pode ser transmitido desta forma tão facilmente.

O que é verdade sobre o coronavírus e as superfícies

É verdade que o vírus pode ser depositado em objetos e superfícies, porém o Covid-19 como muitos outros vírus que agem de forma parasitária, estão sempre à procura de organismos vivos para infectar com a finalidade de aceder às células para se reproduzir, portanto tem um tempo muito limitado de vida entre um orgaismo e outro.

Os objectos onde o vírus é mais perigoso são aqueles que têm um elevado grau de utilização por diferentes indivíduos, por exemplo, barras de metro, botões, corrimãos… Ou seja, todos aqueles objectos que podem ser tocados por muitas pessoas num curto espaço de tempo. De facto, os aeroportos e estações de metro são normalmente locais de risco para a propagação de qualquer organismo patogénico e isso não acontece só com o coronavírus. Por esse motivo devemos ter uma higiene adequada e lavar sempre as mãos depois de viajar em transportes públicos.

Quanto tempo permanece o Covid-19 nos objetos?

Neste momento já existem vários estudos sobre quanto tempo o coronavírus permanece em objectos e até a Organização Mundial de Saúde fez uma declaração sobre este assunto. A OMS não tem arriscado muito e as suas declarações são bastante precavida, pelo que oficialmente não dá um tempo de vida exacto do vírus em superfícies, indicando apenas que pode durar de algumas horas a vários dias.

Felizmente, outros estudos foram mais longe e dão valores concretos de acordo com diferentes factores. Especificamente, existem dois estudos, o primeiro feito a 1 de Janeiro deste ano 2020 e o outro a 10 de Março. Aproveitam também para rever e actualizar os resultados de outros estudos sobre o Covid-19 e a sua duração em objectos inanimados. Pode ver este último estudo na íntegra aqui.

Os resultados indicam que o vírus pode sobreviver muito melhor nalgumas superfícies do que noutras e também que a temperatura é um factor chave para a sua sobrevivência em objectos. Nesta imagem, você pode ver os dados em detalhe:

coronavirus covid 19 objetos superficies

Tabela de horas de vida do vírus dependendo da superfície

Como pode ser visto na tabela, o papel ou cartão e o cobre são os materiais mais seguros. Em geral, o tempo que o vírus permanece ativo em objetos é maior se for metálico ou plástico e menor se for de papelão ou cobre. Em qualquer caso, estamos a falar de que em 48-72 horas não deveriam existir vestígios do vírus em nenhuma superfície.

De todas as embalagens possíveis para as encomendas, a mais segura é o cartão, pois o mais tardar após 24 horas o vírus já desapareceu da superfície do objecto.

Que podes fazer para receber todos os pedidos de forma segura?

Receber as encomendas de forma segura é muito simpres, para eliminar qualquer possibilidade de contágio que possa existir basta seguir as seguintes recomendações:

  • Recebe a encomenda na tua , mantendo a distância de segurança com o estafeta.
  • Se quiseres extremar as precauções, usa uma máscara e luvas descartáveis.
  • Abre o envoltório e coloca-o no lixo.
  • Se usaste luvas, descarta-as e deita-as fora.
  • Lava as tuas mãos com água e sabão durante pelo menos 20 segundos.
  • Se houver mais itens feitos de plástico, podes esfregá-los com uma solução alcoólica para manuseá-los e depois lavar as mãos novamente.

Que fazemos na Experiencia Natural para que os nossos envios sejam mais seguros?

Na nossa loja fomos mais rápidos que as medidas governamentais e começamos a implementar as normas de higiene e segurança mais de uma semana antes que estas fossem publicadas. Por este motivo convertemos o nosso lugar de trabalho num ambiente seguro e preocupamo-nos diariamente que continue a ser assim. Concretamente implementamos estas medidas de higiene e segurança adicionais:

  • Trabalhar à porta fechada e não permitir a entrada de ninguém.
  • Trabalho em turnos de uma pessoa, por isso não há possibilidade de contágio entre os funcionários.
  • Desinfecção das mãos à entrada, saída e várias vezes durante o período de trabalho.
  • Usar sempre luvas e máscaras descartáveis.
  • Desinfecção de embalagens e produtos que chegam de fornecedores.
  • Usar papel e cartão em vez de plástico para os nossos envios, tanto quanto possível.
medidas seguridad coronavirus experiencia natural

A trabalhar de forma segura para ti

Couriers e empresas de transporte obrigam-nos a continuar a utilizar os seus sacos de plástico para muitos envios, no entanto, como são manuseados num ambiente seguro podemos garantir 100% de ausência de vírus nos mesmos e a única coisa que tens que fazer é seguir as recomendações de segurança que mencionámos acima para receber as tuas encomendas com toda a alegria e segurança que elas merecem.

As empresas de correio e de encomendas também estão a tomar medidas para garantir a segurança da cadeia de abastecimento através da aplicação de produtos químicos nos seus veículos e instalações.

Resumidamente, sim, é seguro receber encomendas em casa e podes continuar a encomendar com total normalidade e tranquilidade. Para aqueles que desejam tomar medidas de higiene extrema por qualquer razão, seguir as recomendações dadas neste artigo é mais do que suficiente.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre consumo de canábise coronavírus Covid-19, atualizamos esta informação à medida que são publicados mais estudos e ficamos à vossa disposição para qualquer dúvida que queira nos deixar nos comentários deste artigo sobre a entrega das tuas encomendas em casa com segurança.

Partilha!

Clique para avaliar este post!
(Votações: 0 Promedio: 0)
Avatar for Igor Vieira

Autor: Igor Vieira

Licenciado en Biología Molecular, gestor de contenidos y responsable de tienda en Experiencia Natural. Viviendo la vida, hablando de Cannabis Sativa, padre. Número de colegiado es 20787-X.

Palavras relacionadas: ,
Posso contagiar-me com o coronavirus ao receber um pedido em casa?
Posso contagiar-me com o coronavirus ao receber um pedido em casa? Coronavirus Covid-19 e a segurança ao receber pedidos. O que nos diz a ciência, que medidas tomar e recomendaçõe para ti.
https://www.semillas-de-marihuana.com
Sementes de canábis

Artigos relacionados

Comentários

Um comentário para "Posso contagiar-me com o coronavirus ao receber um pedido em casa?"

Deixa o teu comentário