Blog sobre a Canábis | Experiência natural
Inicio » Cultivo de canábis » Os melhores Substratos para a Canábis: os alicerces do cultivo


26.09.22

Os melhores Substratos para a Canábis: os alicerces do cultivo

O primeiro é o primeiro, e quando se trata de cultivar, o primeiro, como já deve ter adivinhado, é o substrato para a canábis. Afinal de contas, poucas pessoas perdem tempo a pensar no substrato correto quando é uma das decisões mais importantes a tomar. É por isso que hoje queremos dar-lhe todas as dicas.

A terra na que se vai cultivar é muito importante, por isso se quer cultivar a melhor erva possível, precisa de ter alguma atenção. Este guia irá cobrir tudo o que precisa de saber sobre o melhor substrato para a canábis, para que da próxima vez que decidir comprar um, tenha uma ideia muito mais clara.

A Importância do Substrato para a Canábis

As plantas precisam tipicamente de três elementos para sobreviver: água, luz e substrato. O substrato pode parecer óbvio, mas hoje em dia, com as alternativas de substrato disponíveis e o cultivo hidropónico, pode que até seja opcional. No entanto, para a maioria dos cultivadores, especialmente os que começaram a cultivar canábis recentemente, o cultivo em terra é a melhor opção.

/Sementes de Canábis/Autoflorescentes/SEEDSTOCKERS
inlineCat

O cultivo em terra é um dos mais fáceis e mais populares. É também uma das formas mais naturais de cultivar qualquer planta. É também o mais recomendado para principiantes, pois tentar cultivar em hidro ou aero na primeira vez que cultiva canábis está quase predestinado a tornar-se um desastre.

A terra como substrato para a canábis é simplesmente a forma natural de cultivar a planta, mas ainda é importante saber e obter um de boa qualidade. Afinal, é onde a planta vai estar durante toda a sua vida, bem como ser o veículo para a assimilação dos nutrientes.

El sustrato de alta calidad es especialmente importante para el cultivo de Cannabis en exterior que podrían enfrentarse a vientos fuertes y otras condiciones ambientales extremas. Aunque en interior, un buen sustrato es garantía de los mejores cimientos del cultivo.

O substrato de alta qualidade é especialmente importante para o cultivo de canábis no exterior, que pode enfrentar ventos fortes e outras condições ambientais extremas. No entanto, no interior, um bom substrato é uma garantia para a melhor base da cultura.

substrato canabis

A composição do substrato

Um bom substrato pode ajudar as plantas a crescer saudáveis e fortes, por isso é essencial compreender exatamente o que é primeiro. Obviamente, é mais do que terra, o seu principal ingrediente, mas não é o único. Os substratos naturais são compostos por partículas minerais, ar, matéria orgânica, água e organismos biológicos.

  • Boa oxigenação: 25% da melhor terra tem que ser ar. Isto estimula a oxigenação das raízes, o que promove um crescimento vigoroso e saudável.
  • A água e os nutrientes dissolvidos nela, também conhecida como solução nutritiva. Este é um composto líquido constituído por água, iões de sal dissolvidos e produtos que darão à planta tudo o que ela precisa. Apesar de a canábis ser uma planta alimentada pela chuva, a água também deve estar sempre no substrato, com proporções diferentes em momentos diferentes, está claro.
  • Elementos de drenagem no substrato, tais como perlite ou argila expandida. Estas partículas inorgânicas podem ter um impacto significativo sobre a qualidade do substrato e ajudar a evacuar o excesso de água.
  • Nutrientes benéficos para a canábis, isto deve incluir os nutrientes fundamentais como o NPK, bem como oligoelementos. Estes incluem o Azoto, Potássio, Cálcio, Ferro e Magnésio, tornando o substrato para a canábis mais fértil. Todos eles devem ser aplicados na medida certa e no momento certo.

O substrato terra também inclui naturalmente uma variedade de matéria orgânica e substâncias tais como:

  • Partículas vegetais e animais em decomposição
  • Organismos e microrganismos que vivem no substrato
  • Substâncias produzidas por raízes e pelos microrganismos

Estas existem em quantidades menores, entre todos eles perfazem cerca de 5%. Embora não haja muita matéria orgânica no substrato, a sua presença influencia grandemente a sua qualidade e o rendimento final das plantas. As partículas e substâncias são também conhecidas como húmus, enquanto os organismos podem ser minhocas e outros organismos benéficos.

Reconhecer um Bom Substrato

Agora que estamos esclarecidos sobre o que é terra como substrato, é muito mais fácil reconhecer aquele que tem qualidade quando o vemos. Um bom substrato tem alguns requisitos específicos, por isso, a menos que esteja a comprar substrato concebido especificamente para canábis, deve prestar atenção a certos aspetos do mesmo.

Um bom substrato para a canábis terá a textura certa, capacidade de drenagem e retenção ótima de água para a planta. Será escuro e rico, com uma textura solta que não é lamacenta. Uma boa terra também deve drenar bem. De facto, deve ser capaz de, quando lhe metemos água, esta escorrer em poucos segundos.

O substrato deve reter água suficiente para a planta crescer adequadamente, pois as raízes precisam desta água, mas não deve ser tanta como para que as raízes não consigam obter oxigénio suficiente. Portanto, tanto a drenagem adequada como a retenção de água são aspetos essenciais de um bom substrato.

O melhor substrato para a canábis também deve ter bons ingredientes. Assim, os substratos que incluem alguma forma de matéria orgânica (húmus) são excelentes para a marijuana porque fornecem muitos nutrientes. Alguns exemplos de matéria orgânica que devemos encontrar num bom substrato para a canábis incluem:

Se comprares substrato para a canábis com qualquer destes ingredientes, há uma boa probabilidade de poder fornecer uma nutrição adequada às suas plantas. No entanto, ainda terá de se certificar que possui os nutrientes certos para cada fase particular do ciclo de vida da sua planta.

substrato canabis

Escolher o melhor substrato para a canábis

Quando souber o que procura, pode agora começar a selecionar o melhor substrato para a canábis. A primeira coisa a recordar é que o substrato depende em grande parte da fase de vida da planta, ou seja, crescimento ou floração. Enquanto a planta está a germinar, é melhor usar discos de turfa ou algo semelhante.

O substrato preparado fornece tudo o que uma semente em germinação precisa para arrancar do solo. Se não os quiser usar, uma terra orgânica também funcionará. Os substratos orgânicos não têm produtos químicos de libertação lenta, o que poderia ser prejudicial para as sementes.

Substratos Orgânicos

Embora os substratos orgânicos não tenham todos os nutrientes certos para o ciclo completo de uma planta de canábis, eles terão o suficiente para germinar e sustentar a plântula durante algumas semanas, dependendo do produto escolhido. Após esse ponto, terá de suplementar com nutrientes concebidos especificamente para plantas de canábis, especialmente quando atingir a fase de floração.

Outra razão pela qual devemos usar terra orgânica, pelo menos no início, é porque provavelmente acabará por transplantar as suas plantas ao fim de um mês ou assim. As raízes serão demasiado grandes para a sua primeira casa e terá de as colocar num vaso maior ou mudá-las para o exterior.

Este é o momento perfeito para mudar este substrato inicial para algo mais rico em nutrientes. Se usar discos de turfa, pode simplesmente introduzi-los no solo ou cobertas com erva para obter um substrato adequado para o exterior. Isto não só proporciona uma melhor textura em relação à terra natural, mas também oferece amplo espaço para as raízes jovens se moverem, o que aumenta o valor nutritivo do solo.

Super-Soil

Também pode mover as suas plântulas para vasos esterilizados ou super-soil feito a partir de uma receita adequada. Se optar pela terra esterilizada, deve corrigir a terra com perlite e certificar-se de que esta constitui pelo menos 20% da terra para a canábis. Este aditivo irá ajudar a aumentar a quantidade de ar presente no substrato, ajudando as plantas de canábis a crescerem mais rapidamente.

Os substratos vivos ou super-soil, por outro lado, são substratos compostados. São úteis porque incluem microrganismos que criam um ecossistema natural. As raízes absorvem diretamente os nutrientes produzidos por estes organismos, e os resultados são muitas vezes percetíveis no sabor e aroma da cultura.

Os substratos vivos raramente necessitam de nutrientes adicionais, uma vez que os microrganismos fornecem todos os nutrientes que a sua planta necessitará. O ideal é transplantar as suas plantas imediatamente antes da floração se usar este tipo de substrato. Confira este guia para fazer super-soil para obter a melhor receita de solo vivo.

substrato canabis

Guia para fazer super soil

O que Evitar nos substratos para a canábis

Evite produtos químicos de libertação lenta, pois libertam nutrientes durante toda a vida da planta. Durante a fase de floração, as plantas necessitarão de nutrientes diferentes, e será difícil ajustar o substrato segundo as mudanças das necessidades da planta.

Procure um substrato para a canábis escuro e enriquecido. Os substratos pálidos, que se desfazem ou arenosos vão ter níveis de humidade inadequados, ou demasiada areia. Também é provável que tenha níveis inadequados de nutrientes para a canábis.

Toque-lhe se puder. Uma boa terra deve formar uma bola quando a aperta e cair aos pedaços quando abre a mão. Deve ser fofo, leve e arejado.

Também podes simplesmente fazer a sua própria terra, especialmente se vives perto de uma quinta biológica com animais. Os excrementos de vaca e porco que repousaram durante pelo menos um ano fazem um substrato maravilhoso. De facto, é frequente ver estas misturas à venda como um fertilizante de alta qualidade, uma vez que possui a maioria dos nutrientes que as plantas necessitam.

Até pode misturá-lo com terra (50%) e produzir rendimentos surpreendentes. Mas infelizmente, a maioria de nós não tem estes recursos. Mas não faz mal, porque existem substratos para a canábis totalmente adaptados a esta planta e muito ricos em nutrientes.

Os Melhores Aubstractos para a Canábis

Abaixo, oferecemos-lhe uma lista com a nossa seleção dos melhores substratos para a canábis, desde o primeiro momento de vida até ao final.

Jiffy ou turfa prensada para a germinação

jiffy turba compactada

Comprar Jiffys

Entre os substratos para a canábis, Jiffy ou turfa prensada é um dos sistemas mais eficazes para a germinação de sementes de canábis. São discos de 31 a 41mm de diâmetro nos quais as sementes são colocadas para germinar. Têm uma fórmula 100% orgânica composta de turfa e uma rede biodegradável.

No link seguinte explicamos as diferentes técnicas de germinação da canábis, embora o uso de Jiffys seja muito simples. Mergulhe as sementes e Jiffy em água a pH 6,0 e entre 20 e 24 graus Celsius. Quando estiverem esponjosos, retire o excesso de água, e coloque a semente no seu interior. É necessário manter o conjunto a uma temperatura de 24 graus Celsius e a uma humidade de 80%. Após 2-4 dias, as sementes terão germinado.

Canna Terra Profesional

canna terra profesional

Comprar Canna Terra Profesional

A Canna Terra Professional é um substrato de canábis 100% orgânico adequado para todos os tipos de cultivo em terra. Consiste numa mistura de terra, fertilizante, perlite e estimuladores para a canábis, que formam o cocktail perfeito para que a sua marijuana cresça sem limites. Este solo para plantação de marijuana forma um equilíbrio perfeito entre a água e o ar na cultura.

Por outro lado, estimula o crescimento saudável das raízes, promovendo a criação de ramos e caules mais espessos no cultivo da canábis. Também reforça o sistema imunitário da planta, o que garante melhores colheitas. Se está à procura de uma opção Bio para este substrato, também encontrará a Canna Bio Terra Professional no nosso catálogo, o que melhorará o sabor e aroma natural da sua marijuana.

Tijolo de coco

tijolo de coco

Comprar Tijolo de Coco

O tijolo de coco é uma das melhores escolhas de substratos para a canábis. Também é muito bom como parte da mistura para o cultivo na terra. Este substrato vem comprimido numa proporção de 8:1. Isto significa que quando se molha, vão-se formar até 9 litros de substrato por tijolo.

São 100% naturais e estão feitos integralmente de fibra de coco. São pré-tratados com água de nascente, o que remove a electrocondutividade do substrato quase por completo. Tem um pH entre 5,5 e 6 e está livre de doenças.

Worm Delight

atami worm delight

Comprar Worm Delight

O húmus das minhocas é um dos melhores substratos para a canábis. Dentro desta categoria encontramos Worm Delight, de Atami. Um fertilizante natural concebido para satisfazer as necessidades da maioria dos cultivadores a um preço realmente baixo.

Worm Delight dará os nutrientes extra que a canábis precisa durante o seu crescimento. Especialmente o azoto, o composto mais necessário durante as fases iniciais do cultivo. Para além do azoto, este substrato para a canábis fornece os valores necessários de fósforo e potássio para o crescimento da marijuana, o que se traduz em cabeças mais pesadas e numerosas. Para a sua utilização misturaremos 20% de húmus de minhoca e o resto de terra para cultivo.

Coco Mix

biobizz coco mix

Comprar Coco Mix

Este é um substrato para a canábis orientado para a agricultura biológica. Coco Mix da Biobizz destaca-se pela sua composição à base de fibra de coco vegetal, perfeita para todos os tipos de plantas e culturas de canábis. É um solo muito arejado, que irá fornecer grandes quantidades de oxigénio à marijuana. Também facilita a drenagem do excesso de água do vaso.

Coco Mix é um substrato para a canábis não fertilizado. Isto torna-o o solo ideal para adicionar fertilizantes líquidos sem ter de regular o pH e o EC no cultivo da canábis. O produto tem um pH entre 5 e 6 pontos e é adequado para misturar com outros substratos para a canábis e fornecer-lhe os nutrientes extra necessários.

Finalmente, mencionar a arlita para hidroponia, também é uma opção ideal dentro dos substratos para a canábis, desde que estejamos a cultivar com um sistema hidropónico. É composto por bolas de argila expandida que favorecem uma melhor oxigenação e drenagem na cultura. Também podem ser usados para misturar com outros substratos e oxigená-los.

Se gostou deste artigo tem de ler o post que fizemos sobre as melhores marcas de fertilizantes para a canábis no mercado e especialmente o que fizemos os melhores BioEstimulantes para as Raízes.

Clique para avaliar este post!
(Votações: 2 Promedio: 5)
Palavras relacionadas:
Os melhores Substratos para a Canábis: os alicerces do cultivo
Os melhores Substratos para a Canábis: os alicerces do cultivo Os substratos para a canábis são os alicerces do cultivo e base sobre a qual as plantas crescem. Um substrato melhor significa maior qualidade e rendimento.
https://www.semillas-de-marihuana.com
Sementes de canábis

Artigos relacionados

Comentários

2 comentários para "Os melhores Substratos para a Canábis: os alicerces do cultivo"

Deixa o teu comentário